Dr. Automóvel: Rodas de aço ou de liga leve?



Qual a melhor, roda de aço ou de liga leve? Por que alguns carros saem de fábrica com os dois modelos? Qual o mais forte? São perguntas frequentes de todos e muitos acham que a resistência é o fator principal e como de costume, estão errados.

A engenharia de fábrica especifica os testes a que o veículo deve ser submetido, independentemente do tipo de rodas que estiver usando. Terá que passar pelas mesmas estradas, buracos, costelas de vaca, enfim todas as condições severas a que um veículo normal estará sujeito. Portanto, a roda de liga leve (que pode ser de alumínio, titânio, magnésio ou qualquer outro metal leve) deverá suportar os mesmos esforços que uma de aço, nas mesmas condições.

Então, quais as vantagens de uma ou de outra? Já que em termos de resistência ambas se equivalem (desde que sejam rodas aprovadas pela montadora, pois foram testadas e aprovadas), as rodas de liga leve ganham na estética e no peso, mas perdem no preço.
Carros mais populares saem de fábrica com rodas de aço, mais simples e baratas, pois são estampadas e feitas em larga escala de produção, podendo vir montadas com ou sem calotas. Já as versões mais top de linha costumam oferecer rodas de alumínio, o metal leve mais comum usado. Estas rodas oferecem um visual mais esportivo ou elegante conforme o modelo. São mais caras porque o seu processo de fabricação é mais sofisticado. São rodas fundidas e não estampadas, portanto podem assumir formas mais ousadas e detalhadas, impossíveis de serem obtidas por estampagem como na chapa de aço. Isto libera mais a criatividade dos designers e o resultado são rodas extremamente bonitas. 
Como estas rodas têm que ter a mesma resistência das de aço, suas paredes necessariamente precisam ser mais grossas. Mesmo assim, ainda são bem mais leves que as suas equivalentes em aço.

O fato de se usar rodas mais leves permite que a suspensão trabalhe melhor, respondendo mais rápido às solicitações do piso. Isto torna o carro mais seguro e preso ao chão, por isso que se usa este tipo de roda na totalidade dos veículos esportivos e de competição. Mas não quer dizer que colocar roda de alumínio em seu Poizé irá transformá-lo em Porsche. 
Em carros comuns, esta melhora é imperceptível. Vale só pelo visual, pois a redução de peso chega a ser de apenas 15% na maioria dos casos. Carros mais sofisticados como BMW, Ferrari, Lamborghini, Mercedes Benz dentre outros, usam rodas de ligas mais nobres que aumentam muito a resistência e permitem que as rodas sejam mais aliviadas e pesem menos ainda, o que permite que apresentem uma significativa melhora na aceleração, retomada e frenagem. Neste caso, as rodas de boas marcas chegam a ser 50% mais leves que as de aço, o que é bastante. Mas a suspensão tem que vir de fábrica projetada para este tipo de roda, para que possa repassar todo este benefício ao desempenho do veículo. Além disso, o fato do conjunto roda-pneu, a chamada massa girante, ser mais leve ajuda no trabalho dos freios e na sua durabilidade por ter menor inércia. São vantagens práticas sentidas em carros normais apenas em longo prazo.

Mas estas rodas de alumínio também são mais frágeis em caso de grandes impactos, como colisões, capotamentos e impactos diretos. Podem amassar ou empenar com mais facilidade do que as de aço, além de riscar. Em caso de raspar a roda na guia, uma de aço apenas apresenta arranhões, enquanto que uma de alumínio deixa marcas mais profundas.
Mas uma roda de alumínio dá conserto na maioria das vezes, mesmo que falte um pedaço. 
Boas oficinas como a Rodcar podem restaurar uma roda detonada e deixá-la como nova, dependendo de testes e análises prévias de viabilidade técnica e de segurança. Se estiver prejudicada, não conserte.

Voltando à resistência das rodas, para aqueles que ainda acreditam que rodas de aço são mais fortes do que as de liga leve, lembro que os jipes e utilitários de grandes marcas como Land Rover, Troller, Mitsubishi, Ford, GM, Nissan, Toyota, além de picapes pesadas, caminhões, ônibus e até aviões as usam. O que importa é que tenham sido projetadas e aprovadas para aquela finalidade. Nunca as compre apenas porque são bonitas, verifique se a marca é boa e confiável em termos de tecnologia e construção. E se alterar o tamanho do aro da roda, não se esqueça de colocar um pneu com série menor, para manter a altura original da roda.
Fonte: (jcnet.com.br)

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