Rodas de liga-leve podem ser reparadas

 

Buracos na via e falta de cuidado na hora de estacionar são as principais causas de danos às rodas do veículo. Nas rodas de liga leve, podem custar mais de R$ 5 mil cada, o conserto vale a pena. Tirar pequenos ralados, por exemplo, parte de R$ 90 nas oficinas consultadas.

“Se o conserto for somente por questão estética ou para retirar pequenas deformações, não há problema”, afirma o diretor da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Francisco Satkunas.

Danos com mais de 5 mm de extensão devem ser analisados com cuidado. A descoberta de trincas condenará a peça.


“Rodas com rachadura são tão perigosas quanto uma falha no freio, pois podem fazer o motorista perder o controle do carro”, diz o especialista.


Em componentes com defeito também pode haver perda de ar do pneu. Outra providência importante é fazer o balanceamento e o alinhamento da direção após o conserto.
Amassados internos são difíceis de serem identificados, mas, em geral, têm conserto. Um dos sinais que indica que algo está errado na parte interna é a trepidação do volante.

RODAS MAIORES
Além de comprometer o conforto a bordo, usar rodas com diâmetro maior que o especificado no manual do proprietário do carro pode causar danos a outros componentes e até prejudicar a dirigibilidade.


À medida que a roda “cresce”, a altura do pneu deve diminuir, prejudicando o trabalho do sistema de suspensão.


Com isso, em curvas, principalmente se o carro estiver carregado, há risco de o pneu encostar no para-lama, podendo até ser cortado e estourar.


Outro senão é a sensação de perda de potência, pois a transmissão tem de trabalhar mais para virar o conjunto “maior”. Além disso, haverá aumento do consumo de combustível e das emissões de poluentes.


“O carro foi projetado para usar rodas de um determinado diâmetro, e a leitura da velocidade é feita a partir da rotação delas. Se forem maiores, o velocímetro registrará uma velocidade menor que a real”, explica Satkunas, da SAE.


Quando as montadoras oferecem opções maiores que as das versões de entrada, fazem ajustes para compensar a diferença. Uma solução bastante comum é a utilização de pneus com perfil mais baixo.

FONTE:(http://jornaldocarro.estadao.com.br)

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