5 dicas sobre manutenção automobilística para mulheres


Desmistificando a troca de óleo, calibração de pneus, como abastecer um veículo flex, dentre outros “mistérios” do universo automotivo

Com a emancipação feminina, as mulheres estão cada vez mais participando de segmentos que eram tradicionalmente masculinos. Atualmente existem, inclusive, oficinas mecânicas dedicadas ao público feminino, que provam que o serviço especializado é uma tendência.
Ainda assim, as mulheres carecem de informações. A disponibilidade de lugares que oferecem serviços automotivos é enorme, mas nem todas têm um local de confiança par realizá-los. 

DEVO OU NÃO DEVO COMPLETAR O ÓLEO?

É comum ouvirmos histórias sobre o nível do óleo estar baixo, mas para podermos decidir se vamos ou não completar o nível, primeiro é importante conhecer qual o nível correto do óleo na vareta. Para verificar o nível do óleo, o ideal é aguardar aproximadamente de 5 a 10 minutos após estacionar o carro, para que o óleo retorne ao cárter, fazendo com que a leitura do volume seja correta. Com o motor frio, deve-se retirar a vareta do óleo, limpá-la com um pano que não solte fiapos e colocá-la novamente no lugar. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto é entre o mínimo e o máximo, ou seja, no meio do leitor. Tanto o excesso de óleo quanto a falta dele são prejudiciais, por isso, conhecer o modo de verificar o nível é extremamente importante.  

ESCOLHA DO LUBRIFICANTE CORRETO

Escolher o lubrificante correto é mais fácil do que imaginamos. A escolha certa reduz custos de manutenção e ainda aumenta a vida útil do motor.Os lubrificantes possuem duas características "básicas", uma delas é a viscosidade e a outra o pacote de aditivos. A viscosidade, neste caso, é representada por duas numerações separadas pela letra W, que significa "winter", inverno em inglês. A primeira numeração informa como o óleo se comportará com o motor frio, ou seja, no momento da partida. Esta numeração, quanto mais baixa melhor, pois significa que o óleo sofrerá menos resistência para lubrificar o motor inicialmente. A segunda numeração informa como o óleo se comportará como o motor quente, ou seja, depois de estabilizado o funcionamento do veículo. Para esta viscosidade o recomendado é seguir a indicação da montadora.  A segunda regra para a escolha do lubrificante é identificar o pacote de aditivos, que no Brasil, a maior parte do mercado é orientada pela norma API (Instituto de Petróleo Americano), que regulamenta o pacote de aditivos. Para veículos a gasolina, etanol, flex e GNV devemos observar se no rótulo consta a letra S (spark) que é a tradução de centelha em inglês, seguida de outra letra do alfabeto. Quanto maior a letra seguinte à letra "S", maior a proteção e desempenho do produto.  

FLUIDO DE RADIADOR

O radiador é um componente do sistema de arrefecimento do veículo, que tem como função manter a temperatura do motor. O fluído do radiador tem como principal função alterar o ponto de ebulição e de congelamento da água, fazendo com que a água permaneça em seu estado líquido, além de evitar a oxidação dos componentes do motor. Verifique semanalmente o nível de água do reservatório e quando necessário complete o nível, certificando-se de sempre está sendo utilizada água desmineralizadas e se o fluído de radiador é o recomendado pelo fabricante do veículo.  Caso esteja aquecido, não coloque água fria, pois pode gerar trinca no bloco do motor. Aguarde alguns minutos para que o carro esfrie e então complete o nível do reservatório.  Atenção: Não abra a tampa do reservatório com o motor quente, pois pode provocar queimaduras e mantenha a tampa sempre fechada evitando que a água evapore.  

VEÍCULO FLEX: DEVO ABASTECER COM GASOLINA OU ETANOL?

Na hora de abastecer um carro flex é comum ficarmos na dúvida se devemos abastecer com etanol ou gasolina. O consumo de etanol é maior que o da gasolina, por isso, para tirar a dúvida se o melhor é abastecer com etanol ou gasolina faça o seguinte cálculo:Preço do álcool = Se o resultado for menor que 0,7 abastecer com etanol. Se o resultado maior, deve-se abastecer com gasolina.

CALIBRAÇÃO DOS PNEUS

Andar como os pneus sempre calibrados ajuda a economizar combustível, aumenta a vida útil do pneu e garante a segurança ao dirigir. Para conhecer a pressão do pneu, deve-se consultar o manual do veículo ou identificar o local com a informação no próprio veículo, como na tampa do combustível ou na parte interna do porta-luvas. Recomenda-se calibrar os pneus a cada 15 dias e antes de pegar estrada. 

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Fonte: (totalbr.com.br)

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