Tudo sobre rodas
A Grid Car Rodas e Pneus de Ribeirão Preto selecionou as principais dúvidas sobre as rodas e como cuidar delas.
Quando devo fazer o alinhamento e o balanceamento?
A recomendação é fazer esses procedimentos a cada 10 mil quilômetros ou quando notar que há alguma irregularidade. Se o volante começar a puxar para um dos lados em uma pista plana e reta ou ao acionar os freios, pode ser um sinal de quem é preciso refazer o alinhamento. E se você notar vibração ou trepidação no volante ou se ele estiver muito duro, pode ser preciso fazer o balanceamento.
Também é importante fazer o alinhamento e o balanceamento sempre que trocar os pneus ou se precisar remontá-lo na roda. Rodar com o veículo desalinhado ou desbalanceado causa o desgaste prematuro e irregular dos pneus, além de afetar a estabilidade do veículo e comprometer a segurança.
O que é cambagem e cáster?
O alinhamento das rodas na suspensão consiste na correção de três ângulos. O primeiro é a convergência e a divergência, que se trata da diferença de distância entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus quando vistos de cima. O ajuste é feito para que elas não fiquem fechadas demais na dianteira nem na traseira.
Já o cáster é o ângulo de inclinação do pino mestre ou do eixo de direção para a frente ou para trás. Por fim, a cambagem é a inclinação da roda em relação ao plano vertical para dentro ou para fora do veículo.
Quais as regras se quiser trocar o jogo de rodas e pneus do meu carro?
O ideal é sempre seguir as medidas recomendadas no manual do proprietário do veículo. Mas se você deseja usar rodas maiores, é importante saber que isso vai alterar a dirigibilidade do veículo. Também é fundamental manter o diâmetro externo do pneu com uma tolerância de no máximo 3% para mais ou para menos, já que isso irá alterar a marcação do velocímetro e o funcionamento do sistema antitravamento ABS.O que muda no carro ao usar rodas e pneus maiores?
Isso altera o desempenho do veículo, influenciando diretamente na estabilidade em curvas e nas respostas do volante. Em geral, o carro fica mais “duro”, já que o pneu com perfil mais baixo tem menor área de flexão para absorver as imperfeições do piso, passando essas irregularidades diretamente para os ocupantes dentro da cabine.Lembre-se que quanto menor o perfil lateral do pneu é maior o aro da roda, crescem as chances de ocorrer a formação de bolhas nos pneus e amassados nas rodas. Em casos extremos as rodas podem até quebrar.
O que é a furação da roda?
Existem diferentes tipos de furação, que se trata do número e da distância entre os parafusos que prendem as rodas ao veículo. Em um modelo 4x100, por exemplo, significa que são quatro parafusos com 100 mm de distância entre cada um deles.O que é offset?
É a distância medida em milímetros do centro da roda ao ponto em que ela se apoia no eixo do veículo. Ou seja, é a medida da metade da roda ao seu suporte no automóvel.
Quanto maior for o offset, mais para dentro ficará a roda. Quanto menor for a medida, mais para fora ficará a roda. Se o offset não for adequado, o pneu pode raspar nos para-lamas.
Você consegue saber o offset procurando pela numeração que aparece logo após a sigla ET atrás da roda.
Rodas de liga leve podem ser reparadas?
Sim, em geral, é possível consertar amassados, arranhões e até fazer enxertos se houver sido perdida uma lasca da roda de liga leve, que é feita de alumínio.
Na Grid Car em Ribeirão Preto, você tem o melhor atendimento com especialistas na área de rodas e pneus, acesse: gridcarautocenter.com.br, venha para a Grid Car e conheça a arte em reforma de rodas.
Fonte:(icarros)
Comentários
Postar um comentário