Tudo sobre rodas


A Grid Car Rodas e Pneus de Ribeirão Preto selecionou as principais dúvidas sobre as rodas e como cuidar delas.


Quando devo fazer o alinhamento e o balanceamento?

A recomendação é fazer esses procedimentos a cada 10 mil quilômetros ou quando notar que há alguma irregularidade. Se o volante começar a puxar para um dos lados em uma pista plana e reta ou ao acionar os freios, pode ser um sinal de quem é preciso refazer o alinhamento. E se você notar vibração ou trepidação no volante ou se ele estiver muito duro, pode ser preciso fazer o balanceamento.

Também é importante fazer o alinhamento e o balanceamento sempre que trocar os pneus ou se precisar remontá-lo na roda. Rodar com o veículo desalinhado ou desbalanceado causa o desgaste prematuro e irregular dos pneus, além de afetar a estabilidade do veículo e comprometer a segurança.

O que é cambagem e cáster?

O alinhamento das rodas na suspensão consiste na correção de três ângulos. O primeiro é a convergência e a divergência, que se trata da diferença de distância entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus quando vistos de cima. O ajuste é feito para que elas não fiquem fechadas demais na dianteira nem na traseira.

Já o cáster é o ângulo de inclinação do pino mestre ou do eixo de direção para a frente ou para trás.  Por fim, a cambagem é a inclinação da roda em relação ao plano vertical para dentro ou para fora do veículo.

Quais as regras se quiser trocar o jogo de rodas e pneus do meu carro?

O ideal é sempre seguir as medidas recomendadas no manual do proprietário do veículo. Mas se você deseja usar rodas maiores, é importante saber que isso vai alterar a dirigibilidade do veículo. Também é fundamental manter o diâmetro externo do pneu com uma tolerância de no máximo 3% para mais ou para menos, já que isso irá alterar a marcação do velocímetro e o funcionamento do sistema antitravamento ABS. 

O que muda no carro ao usar rodas e pneus maiores?

Isso altera o desempenho do veículo, influenciando diretamente na estabilidade em curvas e nas respostas do volante. Em geral, o carro fica mais “duro”, já que o pneu com perfil mais baixo tem menor área de flexão para absorver as imperfeições do piso, passando essas irregularidades diretamente para os ocupantes dentro da cabine.

Lembre-se que quanto menor o perfil lateral do pneu é maior o aro da roda, crescem as chances de ocorrer a formação de bolhas nos pneus e amassados nas rodas. Em casos extremos as rodas podem até quebrar.

O que é a furação da roda?

Existem diferentes tipos de furação, que se trata do número e da distância entre os parafusos que prendem as rodas ao veículo. Em um modelo 4x100, por exemplo, significa que são quatro parafusos com 100 mm de distância entre cada um deles. 

O que é offset?

É a distância medida em milímetros do centro da roda ao ponto em que ela se apoia no eixo do veículo. Ou seja, é a medida da metade da roda ao seu suporte no automóvel. 

Quanto maior for o offset, mais para dentro ficará a roda. Quanto menor for a medida, mais para fora ficará a roda. Se o offset não for adequado, o pneu pode raspar nos para-lamas. 

Você consegue saber o offset procurando pela numeração que aparece logo após a sigla ET atrás da roda.

Rodas de liga leve podem ser reparadas?

Sim, em geral, é possível consertar amassados, arranhões e até fazer enxertos se houver sido perdida uma lasca da roda de liga leve, que é feita de alumínio.


Na Grid Car em Ribeirão Preto, você tem o melhor atendimento com especialistas na área de rodas e pneus, acesse: gridcarautocenter.com.br, venha para a Grid Car e conheça a arte em reforma de rodas.
Fonte:(icarros)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rodas personalizadas: o seu carro de cara nova, por um custo baixo

Raladinha nas rodas tem os dias contados.

Como verificar e trocar o óleo do carro?