QUER MUDAR A RODA DO SEU CARRO? CONFIRA ALGUMAS DICAS!

Definitivamente, não há componente que altere e defina mais o visual de um carro do que uma roda. O aro grande, o acabamento cromado e pneu ultrabaixo expressa suntuosidade e sofisticação. Mas há quem prefira um aro pouco acima do original, pintura escura, às vezes fosca, tala larga e raios finos – que também deixam as rodas com um visual incrível.
Mas para mudar a roda é preciso tomar cuidado. É comum encontrar um carro com rodas erradas. Independente do modelo, acabamento ou estilo, certas regras de engenharia e até leis de trânsito precisam ser seguidas ou, pelo menos, interpretadas e adaptadas.
Confira algumas dicas:
·         Além da tão amada e desejada dimensão do aro, há outras medidas que devem ser conhecidas para se montar um jogo de rodas. Dependendo do projeto e de suas aspirações, cedo ou tarde, você mesmo precisará tirar medidas para instalar aquela tão sonhada roda em seu carro. A roda não deve ultrapassar os limites externos do para-lama, portanto, se aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu.

·         Além das medidas é preciso analisar o conforto. Rodas grandes com pneus de perfil baixo absorvem menos impactos e podem gerar desconforto, principalmente em longas viagens.

·         Ao comprar o jogo de rodas esportivas não se esqueça de adquirir também o estepe com as especificações e parafusos iguais.

·         Os parafusos das rodas originais são diferentes dos parafusos das rodas esportivas. Atente-se às diferentes medidas.

·         Por conta das rodas esportivas serem itens caros, é recomendável colocar parafusos antifurto

·         Informe-se com a seguradora de seu carro se é possível incluir as novas rodas à apólice de seguros.

·         Fique atento ao Código de Trânsito Brasileiro, se o conjunto roda/pneus ultrapassar os limites horizontais dos para-lamas dianteiros e traseiros corre-se o risco do motorista ser multado e ter o veículo retido.

Tipos de Rodas: 
As rodas esportivas podem ser tanto de liga leve como de aço, podendo beneficiar o sistema de suspensão do carro, reduzindo seu esforço em manter os pneus aderentes ao solo, além de serem mais resistentes.
Rodas de Liga Leve 
Contrárias às rodas de aço que têm calota, as rodas de liga leve são produzidas com uma liga de alumínio, permitindo que sejam esculpidas e tenham um design mais elegante. Em função do alumínio, essas rodas são mais leves e também bastante resistentes por terem silício ou outro metal em sua composição.
As rodas esportivas são de liga leve, isto é, composta por metais que, juntos, formam uma liga metálica menos pesada. É uma roda que estiliza o carro e traz benefícios para o sistema de suspensão, exigem menor esforço do veículo quando está rodando e, dessa forma, ajudam na economia de combustível.
Rodas Forjadas
As rodas forjadas têm esse nome por serem compostas de alumínio forjado, para terem uma boa estética e serem mais atraentes, pesando menos do que as de liga leve. Seu processo de fabricação é praticamente uma arte, considerando que tais rodas são esculpidas com auxílio de calor e de pressão, “forjando” um tipo de fornalha para metais, o que origina seu nome.
Rodas de Aço
Também chamadas de rodas de aço com calota, a construção dessas rodas esportivas é feita com aço e, em determinados casos, é utilizado aço escovado.
Diferente das rodas de liga leve, essas rodas são mais usadas em lugares com bastante variações (pedras, buracos, entre outros), tendo em vista que podem resistir bem a esses percalços e também aos possíveis amassados.
Um jogo dessas rodas costuma ter um custo menor e elas são mais pesadas que as de liga leve.
Como escolher a roda?
A maior parte dos donos de carro que escolhem usar as rodas de liga leve desejam inserir rodas com aro maior que as que tinham antes, como por exemplo, um veículo que tinha roda aro 15 passa a ter roda esportiva aro 18. De fato, o carro fica mais estiloso e bonito.

Contudo, é importante escolher de acordo com o tamanho do aro, verificar a furação das rodas e também levar em conta o ano, o modelo e a marca do veículo quando for escolher suas rodas esportivas.
Fonte: Portal Emblemax
A Grid Car  é uma oficina automotiva em Ribeirão Preto com serviço especializado em personalização e manutenção de rodas.
Na Grid Car você garante a reforma do seu carro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rodas personalizadas: o seu carro de cara nova, por um custo baixo

Raladinha nas rodas tem os dias contados.

Como verificar e trocar o óleo do carro?