Afinal, a reforma da roda do carro vale a pena?
Existem alguns detalhes no carro que realmente
fazem a diferença: um amassadinho na porta, um risco na lataria ou um dano na
roda são perceptíveis aos olhos e prejudicam a aparência do veículo, além de
influenciar negativamente em uma possível venda. Quando falamos especificamente
das rodas, ruas esburacadas ou um descuido na hora de estacionar ou fazer uma
baliza são os principais causadores desses danos. Mas, a reforma da roda do
carro vale a pena? Essa é uma questão levantada pelos motoristas que passaram
por esse problema.
Há muitas oficinas especializadas em reparar danos
causados por esses incidentes, mas, é claro, depende muito do dano, da extensão
da roda ou do modelo do veículo, por exemplo. Em alguns casos não é vantagem
arrumar a roda, aliás, pode ser que não seja indicado a reforma da roda do
carro por motivos de segurança. Esses ajustes precisam ser feitos em oficinas
especializadas por diversos motivos, entre eles, o fato de as rodas serem
colocadas em máquinas que endireitam, lixam e as deixam diamantadas. O preço
para este tipo de serviço também varia, mas em média pode custar algo em torno
de R$300 a R$350. Vale ressaltar que esse é um custo para os carros baixos,
como hatchs. Já para carros maiores, como as SUVs, o valor é algo aproximado de R$150 para cada roda.
Se a roda só estiver arranhada ou riscada, o
processo na máquina de reparos tende a ser o mesmo e não sofrer alteração de
preço. A única possibilidade de alteração de valores na reforma da roda do
carro é em casos de caminhões, caminhonetes e carros mais altos e com rodas com
aro maior.
Alguns especialistas recomendam que não haja a
repintura nas rodas pelo simples fato de poder haver diferença de tonalidade.
Normalmente, vale mais a pena deixar do jeito que está do que pintar e causar
uma impressão muito distinta de cores.
Esses preços e sugestões são para rodas de liga leve,
produzidas em alumínio. A roda de ferro e com utilização de calota, uma vez
amassada, não compensa fazer o reparo. A reforma de roda em materiais de ferro,
em tese, é mais simples, mas como são baratas, é melhor que sejam substituídas
por novas. A vantagem fica por conta, em especial, da segurança do veículo.
Os amassados mais difíceis de serem identificados
nas rodas são os internos, mas, ainda assim, podem ser reparados. Quem ainda
está na dúvida sobre esses problemas, deve-se atentar à trepidação do volante,
pois pode ser um sinal do problema na roda.
E, mais do que proteger as rodas e cuidar para que
o seu carro esteja em ótimas condições, fazer um seguro auto não pode passar
despercebido. Na Minuto Seguros, contamos com mais de 10 seguradoras, altamente
conceituadas do mercado, prontas para oferecer diversos planos e preços de
acordo com o seu perfil.
Vantagens da reforma da roda
do carro
Para começar, a reforma de uma roda custa cerca de
30% do preço do jogo, ou seja, uma economia considerável. Um jogo de rodas de
liga leve novo, por exemplo, pode chegar a custar mais de R$5 mil. Por
isso, os ajustes podem ser bem indicados. No entanto, os especialistas
precisam analisar a peça com cuidado. Alguns chegam a dizer que uma roda
trincada pode oferecer o mesmo perigo que um freio com problemas, pois
o motorista pode perder o controle do carro com enorme facilidade, ainda mais
se passar em algum buraco ou valeta.
É importante mencionar também que algumas lojas
especializadas no reparo podem até oferecem um jogo de rodas para o motorista
colocar no carro enquanto as outras estão sendo reparadas. Isso é um jeito
simples do cliente não ficar sem automóvel.
Como é um item que valoriza o veículo e deixa a
aparência do mesmo muito mais bonita, fazer a reforma da roda do carro é um
jeito econômico de deixá-lo impecável de novo. Como dito anteriormente, o preço
de um jogo de roda é bem elevado, por isso, o custo de um reparo é mais
indicado, voltando a valorizar o carro novamente. Pode parecer pouco, mas você
pode ganhar um bom dinheiro na revenda do veículo com as rodas intactas.
Se após danificar uma roda de liga leve, você
pensar em trocá-las por rodas de aço, repense a sua decisão. Essa reforma da
roda é muito indicada, ainda mais pelo fato das rodas terem incontáveis
benefícios, como o fato do alumínio esquentar menos que o aço, interferindo
diretamente no desgaste do sistema de frenagem para aumentar o tempo de troca das pastilhas de freio. Isso também irá acontecer
devido ao fato do peso menor da roda, pois a energia cinética dela em movimento
é menor e, portanto, o freio precisa de menos força para parar o veículo.
O carro com rodas de liga leve também terá maior
valor de revenda, afinal, é um item que atrai a atenção das pessoas, ainda mais
para quem aprecia um veículo bem cuidado e com uma estética favorável.
Quanto tempo demora para reformar
uma roda?
Isso varia muito do estrago da roda. Em média, o
tempo é de dois ou três dias para que o item esteja totalmente recuperado. Mas,
pode variar para mais ou para menos, de acordo com os danos na roda.
Por incrível que possa parecer, arrumar pequenos
arranhões e riscos demanda mais tempo do que arrumar amassados. E o motivo
disso é bem simples: como a roda tem acabamento de epóxi, é necessário que seja
feita a decapagem, que nada mais é do que a retirada de impurezas e óxidos de
superfícies metálicas, em um banho químico. Isso serve para que a tinta da
pintura pegue melhor e não haja divergências de colorações entre as rodas, além
de evitar que pequenas sujeiras interfiram na estética da roda. Após esse banho
químico, é feito um jateamento para corrigir os defeitos e, por fim, finalizar
a pintura.
Rodas amassadas precisam de um tempo para serem
moldadas novamente devido ao superaquecimento que elas enfrentam. Por isso,
demandam um tempo maior para esquentar, moldar e esfriar novamente para que
elas fiquem rígidas e firmes novamente.
Desvantagens da reforma da
roda do carro
Por ser um item que está ligado diretamente à
segurança do veículo, fazer reparos nas rodas pode não ser uma boa indicação,
ainda mais se os danos foram graves. Uma avaliação cuidadosa e detalhada é
essencial antes de partir, efetivamente, para qualquer reforma de roda.
Dependendo do tipo de dano, tentar arrumar a roda pode influenciar na boa
dirigibilidade do carro, causando vibrações no volante e
dificuldade em realizar manobras, afetando, novamente, a segurança de quem está
no carro.
Alguns especialistas informar que se as rodas estão
trincadas de forma mais acentuada ou se já sofreram algum tipo de reparo, não é
indicado que seja feita uma nova reforma.
Já as fabricantes das rodas são contra quaisquer
tipos de reparos ou reformas. A opinião delas é de que esses ajustes não podem
ser medidos em termos qualitativos, além disso, a estrutura da roda pode ser
alterada, ainda mais quando ele é submetida a altas temperaturas para que possa
sofrer os ajustes necessários.
Já as intervenções cosméticas, para reparos de
riscos ou pequenos arranhões, por exemplo, não influenciam diretamente na
segurança, desde de que as deformações não atinjam mais do que 3mm de
profundidade. Quando as rodas forem colocadas novamente no carro, há a
necessidade do veículo passe por um processo de alinhamento e balanceamento. Portanto, será um custo
adicional a ser inserido na hora de realizar o reparo das rodas. Para quem está
com o orçamento comprometido, essas pequenas diferenças podem ser cruciais na
hora de decidir ou não, fazer uma reforma da roda do carro.
Se o serviço não for bem feito, será perceptível
que as rodas passaram por algum tipo de reforma e isso pode influenciar na
precificação final do carro. Não leve as suas rodas em qualquer lugar, pois, o
que, em tese, deveria ser barato, pode sair muito caro, em diversos aspectos.
Preços para reformar a roda do carro
O preço para reforma de roda para carro baixo gira
em torno de R$300 a R$350. Para rodas maiores, de veículos maiores, considere
um preço médio de R$150 por roda.
Agora, se você está pensando em reparar pequenos
riscos ou arranhões, estime algo entre R$50 e R$70.
Em carros de luxo, essa reforma costuma ser mais salgada. Para fazer
a pintura de quatro peças de uma Porsche Cayenne, o valor pode se aproximar de
R$ 1.500.
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